Sem Título-1.png

Artes Gráficas

Nossos papéis são feitos um a um em um processo altamente artesanal. Oferecemos uma diversidade de gramaturas, de 7g até 600g, ampliando assim, a possibilidade de usos e aplicações. 

Ao longo desta jornada, realizamos diversas parcerias que nos permitiram testes de impressão e acabamento em diversos papéis da nossa coleção. 

Trabalhamos com formatos 66x48, A3 e A4.

Os acabamentos de nossos papéis podem ser artesanais ou refilados.

Nossos papéis são classificados em:

Fibra virgem

Fibras extraídas de resíduos agrícolas e/ou vegetais de pequeno e médio porte. Atualmente trabalhamos com bananeira, bagaço de cana, flor de taboa, gravatá e fibra de algodão.

Algodão

Fibra pura de algodão processada. Há duas opções de papéis: 100% algodão e 50% algodão com 50% de apara branca industrial recuperada. 

Fibra Mista

Papéis feitos a partir de reuso de fibras e aparas produzidas pela Moinho Brasil.

Apara e Fibra Vegetal 

Papéis que tem como base o papel reciclado com inclusão de fibras que trazem um caráter decorativo como por exemplo: folhagem de bambu, casca de cebola e sisal. 

Aparas Industriais 

Papéis confeccionados a partir de reciclagem de papéis industriais. 

​Papel Semente

Papéis que podem ser plantados após o uso. A tecnologia desenvolvida pela Moinho Brasil permite que o papel germine mesmo após um ano. 

VARIAÇÕES NO PROCESSO DE PRODUÇÃO

A produção de papel artesanal é diretamente impactada por questões externas e que podem influenciar no aspecto final do papel.  


1. Matéria-prima: a condição da matéria-prima, mesmo com um processamento regular e estruturado, pode trazer nuances diferenciadas entre um lote de papel e outro.


2. Pigmentação: há variações no pigmento vindo do próprio fornecedor. Sendo assim, há possibilidade de variação de tom, para cima ou para baixo, a depender do lote de produção do pigmento.


3. Secagem: nossos papéis secam entre tecidos. A textura do pano pode influenciar no aspecto final do papel.


4. Estação do ano: observamos que em estações mais secas, o papel tende a ter uma secagem diferente que em épocas úmidas.


Em entregas de grande quantidade, cuidamos para manter uma linearidade no aspecto do papel e amenizar ao máximo, estas possíveis variantes.