QUEM FAZ A MOINHO BRASIL
A Moinho Brasil, localizada no interior do Estado de São Paulo, foi fundada em 1985 por Renata Telles e Antônio Eduardo Bosquê (em memória) com o propósito de reciclar resíduos agrícolas obtendo as mais diversas fibras para a confecção de papéis artesanais.
O trabalho sempre se fundamentou em pesquisas ligadas aos temas de reuso de resíduos agrícolas e reciclagem, recuperação de aparas industriais, além de todo o cuidado no processo produtivo com o reuso da água e o seu descarte de forma correta. Estes aspectos demonstram o cuidado com a sustentabilidade e o bom uso dos recurso.s
Em 2016 iniciamos uma parceria com a Izumi Comércio de Papéis Artesanais.
Com Eliane Mizumoto, a proposta de continuidade cresce em aprimoramento da produção dos papéis artesanais, ainda sob supervisão técnica de Renata Telles, com nova equipe.
Nesta nova configuração seguimos tendo a orientação de um engenheiro agrônomo,
Ademar Mizumoto, coincidentemente formado na mesma escola de agronomia que Antônio Bosquê. Além da formação técnica, Ademar traz em sua experiência profissional a sistematização de processos produtivos com eficiência.
A poesia do papel
O papel se faz presente na história da humanidade há mais de 5000 anos. O papel como processo que conhecemos foi inventado na China.
Atualmente a preocupação com a natureza propôs um repensar sobre este consumo. Sabe-se que a indústria do papel tradicional traz muitos impactos negativos para o meio ambiente e da inserção abusiva de vegetação estrangeiras em grandes áreas. Sendo assim, busca-se alternativas de produção que respeitem o ciclo da natureza.
Além disto, acreditou-se por um instante que a evolução do mundo digital suprimiria a necessidade da presença do papel físico.
No entanto, esta premissa não se realizou. O que já acontece, é uma grande diminuição do uso comum do papel, a tendência é ficarem apenas usos específicos em nichos.
Sustentabilidade
Nossa premissa é produzir a partir de resíduos gerados pelo consumo de papéis e reciclagem de resíduos agrícolas obtendo assim, as mais diversas fibras para a confecção de papéis artesanais.
Desenvolvemos uma metodologia para a produção de papéis em escala sendo a Moinho Brasil, pioneira nesta proposta dentro do país. Nosso trabalho é fruto de longos anos de pesquisa, experimentações e desenvolvimento.